Esta é uma acção muito peculiar e que prova que o marketing de guerrilha pode estar associado a causas sociais.
A Fundación Vicente Sarmiento Ledesma, nome herdado de um jovem assassinado no Equador e criada pelo pai, luta para que o código penal seja revisto e assim se evitem situações como aquela que sucedeu com o rapaz que deu nome à fundação. Para que esse pedido fosse atendido e discutido pelo parlamento era necessário angariar 850.000 assinaturas.
Este número é bastante considerável, mas a Fundación através de uma acção bastante original e recorrendo ao cidadãos da cidade de Guayaquil foi possível chamar a atenção das pessoas, gerar buzz e sobretudo consciencializar o Equador, um país com elevadas taxas de criminalidade, que é possível combater este flagelo.
A acção recorreu ao irónico facto de 95% das casas e lojas do Equador estarem protegidas com gradeamentos, mas ainda assim as pessoas terem medo de possíveis assaltos. No fundo os prisioneiros são os comuns cidadãos, reféns de um medo provocado por criminosos que, pela brandura das leis, passeiam livremente pelas ruas.
A acção teve um impacto tão grande que correu revistas, jornais e até a televisão nacional.
E como para os mais sépticos são sempre necessários resultados, em apenas seis dias foram angariadas as 720.000 assinaturas que faltavam para que o pedido de revisão do código penal fosse aceite.
Diz: Abraços
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