02 novembro, 2011

Mobilia: Easier Parking


A publicidade nem sempre é inteligente e grande parte das vezes devido à sua complexidade. O público é "preguiçoso" e fixa mais facilmente coisas simples, do que coisas complicadas. 

Normalmente, antes de se avançar para qualquer acção, seja ela de guerrilha ou não, existe um problema a ser solucionado. Neste caso, o Mobilia Shopping, na Suécia, tinha um problema com a escassez de lugares de parqueamento. Para solucionar este problema, construiu um novo parque. No entanto, as pessoas não o utilizavam. Como normalmente quando se tem um problema de notoriedade, ou falta dela, é necessário recorrer a uma agência, mesmo quando se trata de um parque de estacionamento, o Mobilia recorreu à Halva Kungariket, sediada em Malmö, na Suécia. 

A agência, perante o problema apresentado, decidiu colocar carros em cima de outros carros, no antigo parque de estacionamento. As pessoas, que estacionavam as suas viaturas nesse parque, não percebiam o que se passava e obviamente começou a gerar-se buzz. 

Primeiro foram os meios de comunicação que noticiavam o acontecimento sem explicação aparente. Depois o fenómeno alastrou-se para os social media, que rapidamente deram eco a este estranho acontecimento. 

Para pôr um ponto final na discussão que se gerou à volta da acção, foram lançados cartazes e imagens por toda a web, que explicavam o porquê dos carros empilhados e obviamente a publicitar o novo parque de estacionamento. 

No fundo deu-se ao público um assunto para discutir e não mais uma publicidade banal, o que resultou em "toneladas" de publicidade gratuita.

 

Diz: Abraços 

Sem comentários: