13 agosto, 2012

O marketing de guerrilha é politicamente (in)correcto?



A questão "politicamente correcta" é algo que em marketing de guerrilha se coloca em causa frequentemente. Ou melhor, na maioria dos casos, nem se coloca, sequer.


O movimento "Sujo sua cara" é um movimento expontâneo de cidadãos brasileiros em forma de protesto face ao modo como a campanha política no Brasil acontece. Tal como em Portugal, nesta altura do ano, partidos políticos de todos os quadrantes infringem brutalmente as leis da publicidade exterior que eles próprios votaram. Mupis, outdoors e cartazes são afixados nas ruas sem qualquer critério ou legalidade, sujando as cidades com as suas promessas eleitorais e os seus sorrisos e olhares cúmplices. 

Como próprio nome indica, o que este movimento promete fazer é "sujar" a cara de quem suja a sua cidade, ridicularizando os políticos e as suas mensagens.



Não sabemos se o marketing de guerrilha é ou devia ser politicamente correcto, mas o que este exemplo nos mostra é que o o marketing tradicional aplicado à política, esse, nem legal é.

Abraços,
Orlando Andrade


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